sábado, 13 de dezembro de 2008

MEMÓRIAS DO MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO


“Caixa da Memória” é a exposição mais visitada de sempre do Museu Marítimo de Ílhavo.Revela-nos rostos e nomes de ex-tripulantes de navios bacalhoeiros que depressa despertaram um interesse e emoção da gente do mar: dos próprios pescadores e oficiais, dos seus parentes e amigos.
O primeiro módulo da “Caixa da Memória” foi dedicado aos ilhavenses e foi exibido entre 21 de Outubro a 22 de Dezembro de 2006. Os patrimónios materiais e imateriais da pesca do bacalhau têm sido o campo de ensaio para projectos expositivos centrados no conceito de “conservação memorial”.
Entretanto a “Caixa de Memória” é uma exposição itinerante, levada até Matosinhos (A.P. Leixões), Olhão (Compromisso Marítimo) e Figueira da Foz (Centro de Artes e Espectáculos), alcançando recordes de visitas e acabando por ficar o dobro do tempo que se previra.Para 2008 estão acordadas cinco itinerâncias: Murtosa (no âmbito das comemorações nacionais do Dia do Pescador, a 31 de Maio), Vila do Conde, Portimão, Lavos e Mira. Em 2009 está planeada uma itinerância no The Rooms Museum na cidade de St. Jonh´s, em Terra Nova - Canadá.

Sem comentários:

Enviar um comentário