sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A CULTURA DO ESTÔMAGO...

A proximidade do Concelho de Ílhavo com o mar influencia directamente a sua gastronomia. Os 500 anos de tradição de mar do povo Ilhavense, em especial na Terra Nova e Gronelândia, levaram o fiel e amigo Bacalhau a assumir o papel de rei e senhor, podendo as inúmeras formas de confecção ser encontradas em praticamente todos os restaurantes do Concelho.
A referência económica, social e cultural do Bacalhau no Concelho, motivou o aparecimento, durante 1999, da Confraria Gastronómica do Bacalhau cujo principal objectivo é o de preservar os pratos feitos à base do bacalhau e promovê-los junto das gerações mais novas. Exemplo disso, é a realização anual da Mostra Gastronómica “Tasquinhas de Ílhavo”, integrada nas Festas do Município/Mar Agosto.
Sem querermos ser exaustivos, a influência marítima também poderá comprovar-se no magnífico peixe fresco, quer em fritadas ou simplesmente grelhado num local junto ao mar. O marisco tem vindo a ganhar terreno na oferta gastronómica do Concelho e dos restaurantes, muito apreciado essencialmente na época balnear.
Por último, realçamos a importância do Pão e Folar de Vale de Ílhavo, um pilar económico, gastronómico e cultural do lugar de Vale de Ílhavo.
Carta Gastronómica:
Caldeirada de Enguias Arroz Malandro Cataplana de Marisco Arroz de Marisco Folar de Vale de Ílhavo Peixe fresco grelhado Bacalhau de todas as maneiras Marisco Fritada de peixe Pão de Vale de Ílhavo Arroz Doce

Sem comentários:

Enviar um comentário